terça-feira, 26 de junho de 2012

Novo Grupo de Estudos - Gloria Arieira


A 5 de julho, quinta feira, às 21h30, inicia no Centro VAIDIKA, um novo Grupo de Estudos "Gita Vicara" com os CD's gravados das aulas da professora Gloria Arieira, diretora presidente do Vidya Mandir.

Este grupo de estudos foi criado para dar oportunidade a pessoas que moram longe do Vidya Mandir (no Rio de Janeiro, Brasil) de escutar o ensinamento transmitido pela professora Glória Arieira, que aprendeu com seu mestre Swami Dayananda Saraswati, na mesma linha de estudo do mestre Sri Shankara. Tem como objetivo promover o encontro daqueles que estão interessados em estudar e compreender Advaita Vedanta, o conhecimento do Ser Ilimitado que é a natureza do indivíduo e do Criador da criação.

Serão estudados os seguintes textos: Tattvabodhah, Upadesha-saram e Bhagavadgita.

Vedanta
É o ramo de conhecimento contido no final dos Vedas, as escrituras sagradas da Índia. Vedanta é uma palavra em Sânscrito, formada por dois termos, "Veda" e "antah". A palavra Veda deriva da raíz vid, que significa saber. Veda portanto significa conhecimento; antah significa porção final. Vedanta, ou Jñana Yoga, é a compreensão de si mesmo como o todo, adequado e ilimitado. Na visão do Vedanta, o Ser, a real natureza do indivíduo, é totalmente aceitável porque é, basicamente, aquilo que desejamos ser - o todo. Este ensinamento é transmitido através de uma pedagogia altamente evoluída pelo professor a um estudante dedicado.

Local dos encontros
VAIDIKA - Rua 9 de Abril, 282, Pedrouços, Maia (à rotunda da Areosa) [Mapa]

Calendário
Os encontros semanais terminam a 4 de julho 2013. O Grupo de Estudos de Vedanta reúne-se, às 5as feiras pelas 21h30. A coordenação está a cargo de Gustavo Cunha. Todos são bem-vindos ao estudo. Mais informações através do email: adm@yogavaidika.com.

Material
Traga papel e caneta para anotações.

Investimento
Por donativo. Pode deixar na caixinha com a imagem de Sarasvatī.

Inscrição
Faça a sua inscrição o quanto antes por email om@yogavaidika.com ou tlm. 912.900.200.

Professora
Glória Arieira é a Diretora Presidente do Vidya Mandir. Em janeiro de 1974 foi para a Índia estudar com Swami Dayananda, que tornou-se seu mestre. Com ele estudou até julho de 1978, retornando então ao Brasil. Além de permanecer no Ashram Sandeepani Sadhanalaya, um local de estudo e vivência com o mestre, em Mumbai, também estudou em outros ashrams em Uttarkashi e Rishikesh, norte da Índia. Viajou também para lugares nas várias regiões da Índia, para participar de cursos, palestras e visitas a lugares sagrados, como os templos de Tamil Nadu e Kerala, conhecendo melhor a tradição cultural e religiosa dos Vedas. Desde seu retorno, vem ensinando Vedanta e Sânscrito no Rio de Janeiro e em outras cidades do Brasil e também em Buenos Aires, Argentina. Dedica-se também ao trabalho de tradução para o Português dos textos em Sânscrito, como a Bhagavadgita, Upanishads e vários outros. É responsável pela publicação em português dos livros de Swami Dayananda, editados pela Vidyamandir Editorial, e de dois outros livros: Orações Milenares e Puja - a realização de um ritual védico.

Líder do grupo
Gustavo Cunha ensina Yoga e estuda Sânscrito e Vedānta. Nasceu no Porto, e desde cedo teve interesse na disciplina da mente. Encontrou esse caminho primeiro nas Artes Marciais e depois no Yoga, em 2002, através da professora Edna Mendes. Estuda regularmente os ensinamentos de Pūjya Śri Svāmi Dayānanda Sarasvatī e de outros mestres da mesma tradição como Svāmi Vāgīśānanda, Svāmi Viditātmānanda e Svāmi Paramārthānanda. Para além disso, recebe ensinamento dos professores Miguel Homem, Pedro Kupfer, Marcelo Cruz, Glória Arieira e Cláudia Villadelprat. Traduziu "Gheraṇḍa Saṁhitā", um manual de Haṭha Yoga do séc. XVII e numerosos artigos de Hinduism Today, David Frawley, The Hindu American Foundation, Enlightenment Magazine, The New Sun, Hindu Voice Uk, entre outros. Conheceu pessoalmente Svāmi Dayānanda em 2008, num intensivo de estudo, no Ārṣa Vidyā Gurukulam em Anaikatti, Índia, a quem pediu permissão para ser seu discípulo.

Mais informações
www.yogavaidika.com
www.vidyamandir.org.br

Sem comentários:

Enviar um comentário