domingo, 10 de outubro de 2010

Resumo Aula 5 Upadesha Saram - Pazpazes

Duração da aula - 1h04m22s.

Início com cantos devocionais e canto dos versos do texto (até ao 10º).

O método proposto para compreensão de Vedānta, a não separação com o Todo.

Descrição daquele que é impulsivo, do que é deliberado e do livre. Objetivo da liberdade da ação que nasce a partir de uma compreensão mais profunda da realidade – o sábio. (Notas sobre o Yoga Sūtra e os seus comentários à luz de Vedānta: a visão do sujeito através dos pensamentos do sujeito; conhecer o sujeito e não somente o corpo.

O método de Vedānta: śravaṇam, mananam, nidhidhyāsanam e o porquê e como da meditação “Quem sou eu?”.

Análise do verso 7: a forma correta de meditar diariamente; e como levar uma vida com consciência da reação. A frustação na meditação: exemplo de situação durante o retiro da professora Glória na índia e a história do mantra da meditação transcendental contada por Svāmi Dayānanda.

O objetivo, a forma e os resultados da meditação e japa. O amor e a devoção na meditação. A meditação, o objeto e o meditador. Como por exemplo: a observação na respiração ou concentração no mantra faz chegar na tranquilidade, embora seja uma técnica limitada.

Obstáculos à meditação: sono e distração. A meditação maior: o foco no meditador, estar consigo mesmo.

Análise do verso 8: uma visão da sua identidade como livre de diferenças que é superior à meditação com diferença, do tipo “sujeito vs observador”. Saḥ(ele/aquele) aham(eu) = eu sou ele. (O verbo ser está oculto), a não-diferença. Identidade entre os 2. As regras gramaticais para So'ham (e para Hamsa).

Tat tvam asi envolve outra pessoa, é um ensinamento devolvido como Hamsah. A meditação que foca no sujeito é superior à meditação que foca no objeto.

Sem comentários:

Enviar um comentário